Mesmo as agências pequenas precisam de um contador especializado
Cada segmento tem uma dinâmica de rotina diferente. No caso das agências de marketing, cada vez mais abrangentes e completas, não sobra espaço e tempo na agenda para lidar com os compromissos contábeis. Dessa maneira, é fundamental investir em uma contabilidade especializada nesse tipo de agência.
Para que uma empresa funcione dentro das legislações vigentes, é necessário que as áreas fiscais, tributárias e trabalhistas estejam em dia. Investir em um contador especializado em agências de marketing é um primeiro passo assertivo.
No artigo de hoje, vamos apresentar os principais pontos sobre a importância de uma contabilidade alinhada com as demandas das agências de marketing. Leia o artigo até o final e tire todas as suas dúvidas.
Por que investir em uma contabilidade para Agências de Marketing?
O fato é que toda empresa precisa criar uma parceria com um escritório de contabilidade, exceto os Microempreendedores Individuais (MEI). Se tratando de uma agência de marketing, a rotina é composta por reuniões, planejamentos, criação de campanhas e várias outras atividades que precisam de dedicação. A parte contábil entra nesse pacote, já que são vários detalhes importantes para que tudo aconteça corretamente.
Mesmo no caso de agências menores, investir em uma empresa contábil especializada pode mudar os rumos da organização para melhor, expandindo as oportunidades sem quaisquer restrições tributárias e fiscais. Uma boa contabilidade ajuda a regularizar a situação da agência, direcionando um melhor regime tributário, mantém o fluxo de caixa adequado e várias outras ações.
Deveres contábeis das agências
Além disso, existe uma série de obrigações e deveres contábeis específicos que uma agência precisa considerar. Para exemplificar, em São Paulo, no ano de 2018, o Parecer Normativo SF nº 2 determinou a incidência do ISS SP (Imposto Sobre Serviço) sobre desenhos, textos e outras atividades da área de marketing.
Considerar estes pontos faz total diferença para que a agência esteja em dia com o fisco, evitando problemas que possam prejudicar sua atuação. Entre as principais obrigações está o pagamento de impostos, além do que é chamado de obrigações acessórias, como guias, declarações, etc.
Alguns exemplos de deveres contábeis que toda agência de marketing deve se atentar:
- Emissão de notas fiscais;
- Recolhimento de tributos, como o Imposto de Renda Pessoa Jurídica, Cofins, entre outros;
- Emissão de declarações, como a Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF);
- Publicação do balanço patrimonial;
- Escrituração de livros contábeis;
- Execução das obrigações trabalhistas e previdenciárias, como GPS, CAGED, RAIS, etc.
Para as agências que não conseguem dar conta de todas as obrigações contábeis, a Contabilidade Camilo é especialista neste segmento, oferecendo consultoria e outros serviços. Fale com uma consultora Camilo e fique em dia com o fisco.