Como abrir uma empresa em Jundiaí?

Tudo o que você precisa saber para iniciar um empresa em Jundiaí

A abertura de uma empresa gera muitas dúvidas, pois são muitos passos a serem seguidos, decisões a serem tomadas e alguma burocracia no caminho! Mas não desanime. Se você quer dar início ao seu negócio em Jundiaí, você chegou ao lugar certo!

Jundiaí é uma opção muito interessante para abrir um negócio, com localização estratégica no cenário econômico do Brasil. É a 7ª maior economia do Estado de São Paulo, sendo que seu PIB, de cerca de R$ 41,2 bilhões (2017), representa mais da metade (53%) do total da região. Só no ano passado, houve um aumento de quase 30% no número de MEIs, em relação a 2021.

Elaboramos uma matéria completa para você tirar todas as suas dúvidas sobre como abrir uma empresa em Jundiaí. Vamos lá?

O que eu preciso para abrir uma empresa?

Além do planejamento, é necessário definir o tipo de atividade, em qual segmento a nova empresa se enquadra: Prestação de serviços, Indústria ou comércio.

Depois, é necessário definir o regime jurídico em que será enquadrada.

São muitas opções de natureza jurídica existentes. As mais comuns são:

Definir o Regime tributário: É o que vai definir como a empresa vai pagar seus tributos. A escolha errada pode fazer você pagar mais do que precisa. Para saber exatamente qual o melhor regime para o seu negócio, conte com um especialista.

Escolher o local da empresa: É importante verificar com a prefeitura de Jundiaí a lei de zoneamento, quais bairros são residenciais, comerciais, industriais ou mistos.

Depois, você deve procurar a Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP). Isso deve ser feito depois de reunir toda a documentação e contarem com a aprovação da prefeitura.

Relação de documentos e informações dos sócios ou titular:

  1. RG, CPF, CNH ou outro compatível;
  2. Endereço residencial;
  3. Estado Civil dos sócios ou titular
  4. Profissão dos sócios ou titular
  5. Telefone dos sócios ou titular
  6. E-mail dos sócios ou titular

Documentos e informações da futura empresa:

  1. Endereço comercial da empresa;
  2. Razão social da empresa;
  3. Nome fantasia da empresa;
  4. Atividades da empresa;
  5. Capital social da empresa;
  6. Participação de cada sócio na empresa;
  7. Telefone de contato da empresa;
  8. E-mail de contato da empresa

Na JUCESP, você terá que protocolar o processo de abertura de empresa e apresentar: 3 vias do contrato social para sociedades ou 4 requerimentos de empresário para empresário individual, capa e ficha da JUCESP e pagar as taxas. Existem ainda outros processos a serem feitos, dependendo do tipo de atividade da empresa, como licenças, alvará dos bombeiros, etc.

No site da prefeitura de Jundiaí, você encontra o link para uma série de documentos, licenças e alvarás que são necessários para abrir a sua empresa.

Parece confuso? Pois saiba que abrir uma empresa hoje em dia está mais fácil, mas pra isso é importante contar com a assessoria certa. Na Contabilidade Camilo você encontra o apoio necessário para a abertura do seu negócio! Conte com quem atua há 13 anos no mercado de assessoria contábil e empresarial. Nós ajudamos você a alcançar os seus objetivos! Entre em contato.

Conte com uma assessoria qualificada na hora de abrir a sua empresa em Jundiaí

Compartilhe nas redes sociais