Como fazer um planejamento tributário da empresa? Gerenciar um negócio não é uma tarefa fácil, a gente sabe disso. Planejar é a palavra que mais deve ser dita dentro de uma empresa. Seja na área de finanças, de marketing, de logística ou de recursos humanos, as ações e tarefas devem ser pautadas em planejamentos estratégicos, garantindo assim os melhores resultados para a empresa.
Existem muitos casos de empresas que se prejudicam financeiramente por não ter um bom planejamento tributário. Ele é essencial para manter os tributos em dia e evitar multas. Os cuidados fiscais não podem ser deixados de lado. Para se manterem saudáveis e estáveis ao longo dos anos, as empresas precisam fazer do planejamento tributário uma prioridade.
O planejamento tributário é uma ferramenta de gestão financeira que ajuda os empreendedores a compreenderem valores, prazos e tipos de impostos que precisam pagar ao longo dos meses, deve ser feito pelo período de 1 ano. Além de ajudar na organização dos tributos, o planejamento também serve para ajudar a reduzir os impostos através de uma gestão inteligente dos recursos e operações.
Como fazer o planejamento tributário da empresa?
É necessário seguir algumas etapas para fazer um planejamento eficaz, seguro e dentro da lei.
Coleta de dados
Reúna a equipe e garanta todas as informações que possam ter impacto direto sobre o pagamento de tributos. De acordo com a natureza jurídica da empresa, ela poderá se enquadrar em determinados regimes tributários.
Análise da natureza jurídica e enquadramento
Qual o formato legal da empresa? A natureza jurídica de uma empresa define quais os tipos de regime tributário podem ou não ser escolhidos pela organização.
Regime Tributário
Representa o formato de apuração e recolhimento de impostos que a empresa deve seguir. Esse momento é muito importante no planejamento, pois cada modelo terá suas próprias definições. Além disso, a tributação dentro desses regimes segue regras legais que devem ser observadas pela empresa.
Plano tributário
Agora que os dados foram recolhidos e analisados é a hora de entender como a empresa pode operar dentro desses cenários, diminuindo os gastos com impostos sem infringir as leis ou a operacionalização do negócio.
Essa é uma parte importante e complexa, já que os impostos no nosso país não são poucos. É necessário fazer uma análise do impacto dos impostos sobre o empreendimento. Defina objetivos claros. Determine: metas, prazos, cronograma, pessoal, operações necessárias, cenários, custos com a aplicação do plano, materiais e tudo o mais que for necessário.
Parece complicado? Para quem está começando um negócio ele pode ser bem difícil. Aqui neste link, você encontra um e-book elaborado pelos especialistas da Endeavor para entrar mais a fundo no planejamento.
Agora, se você contar com um contador experiente, cumprir as obrigações fiscais e tributárias do seu negócio pode ser mais simples do que você imagina. Afinal, um bom planejamento tributário vai economizar na carga tributária e manter o crescimento da empresa, sempre dentro da lei. Por isso, a sua empresa pode contar com os especialistas da Contabilidade Camilo.
Entre em contato hoje mesmo, nós somos parceiro do sucesso da sua empresa!